top of page

COLETE ENCARNADO

O Colete Encarnado é a maior festa Ribatejana (Portugal) e foi Em 1932, ano em que se realizam também pela primeira vez as marchas populares de Lisboa, o grande agrário José Van-Zeler Pereira Palha, juntou os vários ingredientes das festas do campo tais como o homem, o toiro e o cavalo, promove pela primeira vez a festa do Colete Encarnado onde hoje se homanageia o campino e angariar fundos para os Bombeiros voluntarios de Vila Franca de Xira. O Colete Encarnado comemora-se no primeiro fim de semana de Julho e traz à cidade de Vila Franca de Xira, todos os anos, milhares de aficionados e turistas (nacionais e estrangeiros), seja pelas festas que há pela cidade, fandango, bailes, concertos ou largadas de touros, fazem questão de vir participar à sua maneira na maior festa Ribatejana.

Quando:

Primeiro fim de semana de Julho

EVENTOS / FADOS

O fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e guitarra portuguesa.

A palavra fado vem do latim fatum, ou seja, "destino", é a mesma palavra que deu origem às palavras fada, fadario, e "correr o fado".

Uma explicação popular para a origem do fado de Lisboa remete para os cânticos dos Mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria, na cidade de Lisboa após a reconquista Cristã. A dolência e a melancolia, tão comuns no Fado, teriam sido herdadas daqueles cantos. No entanto, tal explicação é ingénua de uma perspectiva etnomusicológica. Não existem registos do fado até ao início do século XIX, nem era conhecido no Algarve, último reduto dos árabes em Portugal, nem na Andaluzia onde os árabes permaneceram até aos finais do século XV.





Quando:

Todo o Ano mediante reserva

bottom of page